Síntese
A modelagem deve colocar lentes criticas sobre as aplicações da matemática possibilitando ao educando intervir na sociedade e compreender o seu papel enquanto. cidadão. Daí a importância de se criar um ambiente de problematização e investigação, em sala de aula, no qual o educando tem quase que total participação cabendo ao professor, a observação e a orientação dos mesmos.
Além disso, a modelagem pode potencializar a intervenção das pessoas nos debates e nas tomadas de decisões, nas quais as aplicações matemáticas estejam envolvidas. Essa idéia fortalece o argumento de que a modelagem deve ser incluída no currículo, além disso, os educandos sentir-se-iam mais motivados, facilitando o. processo de aprendizagem, pois compreenderiam as idéias matemáticas e poderiam aplicá-Ias em diversas situações no dia-a-dia e no mundo do trabalho e dessa forma desenvolvendo, habilidades de investigação e acima de tudo analisariam como a matemática é usada nas praticas sociais.
Comentários
A modelagem na sala de aula é imprescindível quando o assunto é educação matemática. Além disso, vê-se que esse processo desperta no educando a vontade de aprender, pois ele começa a entender o sentido, ou seja o porquê, da matemática em sua vida diária. Uma vez que ele fica apto para agir ativamente nas questões sociais, as quais envolvam a aplicação da matemática.
Bibliografia
Barbosa, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática na sala de aula. Perspectiva, Erechim(RS), v.27, n. 98, p. 65-74, junho/2003.
0 Comentários