MÓDULO (OU VALOR ABSOLUTO) DE UM NÚMERO
O módulo (ou valor absoluto) de um número real x, que se indica por |x| é definido da seguinte maneira:
Se x é positivo ou zero, |x| é igual ao próprio x. Exemplos: |2| = 2; |1/2| = |1/2|; |15| = 15
Se x é negativo, |x| é igual a -x. Exemplos: |-2| = -(-2) = 2; |-20| = -(-20) = 20.
O módulo de um número real é sempre positivo ou nulo. O módulo de um número real nunca é negativo.
REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA
Representando geometricamente, o módulo de um número real x é igual a distância do ponto que representa, na reta real, o número x ao ponto 0 de origem. Assim:
Se | x | < a (com a > 0) significa que a distância entre x e a origem é menor que a, isto é, x deve estar entre –a e a, ou seja, | x | < a ⇔ -a < x < a
Se | x | > a (com a > 0) significa que a distância entre x e a origem é maior que a, isto é, deve estar à direita de a ou à esquerda de –a na reta real, ou seja: | x | > a ⇔ x > a ou x < -a.
EQUAÇÕES MODULARES
Toda a equação que contiver a incógnita em um módulo num dos membros será chamada equação modular.
Exemplos: | x2-5x | = 1; | x+8 | = | x2-3 |.
Mais Exemplos:
1 - Resolver a equação | x2 - 5x | = 6.
Solução: Temos que analisar dois casos: caso 1: x2 - 5x = 6 caso 2: x2 - 5x = -6
Resolvendo o caso 1: x2-5x-6 = 0 => x’=6 e x’’=-1.
Resolvendo o caso 2: x2-5x+6 = 0 => x’=3 e x’’=2. Resposta: S={-1,2,3,6}
2 - Resolver a equação | x - 6 | = | 3 - 2x |.
Resolução: Temos que analisar dois casos:
caso 1: x-6 = 3-2x
caso 2: x-6 = -(3 - 2x)
Resolvendo o caso 1:
x - 6 = 3 - 2x
x+2x = 3+6
3x = 9
x = 3
Resolvendo o caso 2:
x-6 = -(3 - 2x)
x - 2x = -3 + 6
-x = 3
x = -3.
Resposta: S={-3,3}
INEQUAÇÕES MODULARES
Chamamos de inequações modulares as inequações nos quais aparecem módulos de expressões que contém a incógnita.
Exemplos:
1 - Resolver a inequação |-2x+6| < 2. S = {x ∈ IR | 2 < x < 4}
2 - Dê o conjunto solução da equação |x2 - 2x + 3| ≤ 4.
Solução: |x2-2x+3| ≤ 4 => -4 ≤ x2-2x+3≤ 4.
Então temos duais inequações (que devem ser satisfeitas ao mesmo tempo):
Eq.1: -4 ≤ x2 - 2x + 3 e
Eq.2: x2 - 2x + 3 ≤ 4.
Resolvendo a Eq.1:
-4 ≤ x2 - 2x + 3
-4 - 3 ≤ x2 - 2x
-7 ≤ x2 - 2x
x2 - 2x + 7 ≤ 0 (sem raízes reais).
Resolvendo a Eq.2:
x2 - 2x + 3 ≤ 4
x2 - 2x - 1 ≤ 0
MÓDULO E RAIZ QUADRADA
Consideremos os números reais x e y. Temos por definição, que y = √x. se e somente se, y2 = x e y ≥ 0. Daí podemos concluir que: só é verdadeiro se x ≥ 0.
Se tivermos x < 0, não podemos afirmar que √x2 = x pois isso contradiz a definição.
Por exemplo, se x = -3, teríamos:√(-3)2 = -3. O que é um absurdo, pois o primeiro membro é positivo e o segundo negativo.
Usando a definição de módulo, podemos escrever: √x2 = |x| o que é verdadeiro para todo x real.
Devemos proceder da mesma forma em relação a todas raízes de índice par:
4√x4 = |x|, 6√x6 = |x|, 2n√x2n = |x|, com x ∈ IR e n ∈ IN
Com relação às raízes de índice ímpar, podemos escrever:
3√x3 = x, 5√x5 = x, 2n+1√x2n+1 = x, com x ∈ IR e n ∈ IN
FUNÇÃO MODULAR
Chamamos de função modular a função f(x) = |x| definida por:
f(x) = x; se x ≥ 0 e
f(x) = -x; x < 0;
Observe, então, que a função modular é uma função definida por duas sentenças.
Determinação do domínio: Vamos determinar o domínio de algumas funções utilizando inequações modulares:
Exemplo 1: Determinar o domínio da função 1/(|x| - 3)
Solução: Sabemos que 1/(|x| - 3) só é possível em IR se |x|-3≠0.
Então, |x|-3≠0 => |x| ≠ 3 => x≠3 ou x≠-3.
S = {x ∈ IR / x ≠ 3 ou x ≠ -3}
Exemplo 2: Determinar o domínio da função f(x) = √(2 -|x - 1|).
Solução: Sabemos que 2 - |x - 1| deve ser maior ou igual a zero.
Então, 2 - |x - 1| ≥ 0 => -| x - 1 |≥ -2 => | x - 1 | ≥ 2.
Pela definição: -2 ≤ x-1 ≤ 2. Daí, 1 -2 ≤ x ≤ 2 +1 ⇒ -1 ≤ x ≤ 3.
S = {x ∈ IR / -1 ≤ x ≤ 3}
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Vamos construir o gráfico da função f(x) = |x|:
x |
-1 |
-2 |
0 |
1 |
2 |
y = f(x) |
1 |
2 |
0 |
1 |
2 |
Agora construa o gráfico das funções f(x) = |x – 2|+1 e f(x) = |x + 1|- 2
Observações:
Pode-se notar no gráfico 1 que o gráfico se desloca para a direita quando somamos -2 unidades a x e desloca-se para cima quando somamos +1 ao |x - 2|.
Já no gráfico 2, ao somarmos +1 a x o gráfico desloca-se para a esquerda e desloca-se para baixo quando somamos -2 ao |x + 1|.
GENERALIZANDO
O gráfico de uma função g(x) = |x| + k é congruente ao de f(x) = |x|, porém transladado para cima (quando k > 0) ou para baixo (quando k < 0) . O número de unidades do deslocamento é o valor absoluto de k.
O gráfico de uma função h(x) = |x+ m| é congruente ao de f(x) = |x|, porém transladado para a direita (quando m > 0) ou para a esquerda (quando m < 0) . O número de unidades do deslocamento é o valor absoluto de m.
O gráfico de uma função p(x) = |x - m| + k é congruente ao de f(x) = |x|, porém transladado para a direita ou para a esquerda (m > 0 ou m < 0) e para cima ou para baixo (k > 0 ou k < 0) . O número de unidades dos deslocamentos são os valores absolutos de m e k, respectivamente.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS
1 – Determine o valor de:
a) |x – 2| + |x – 6|
b) |x – 2| + |x – 6|, com x∈|R
c) |x – 3| - |x – 5|, com x∈|R
d) |x – 1| + |x – 4|, com 1 < x < 4
e) |x – 2| + |x – 5|, com x > 4
f) |x – 2| +|x – 1|, com x >2
2 – Construa o gráfico das funções:
a) f(x) = |x – 3| + 1
b) f(x) = |x + 1| – 3
c) f(x) = | x |
d) f(x) = |x + 2| – 1
e) f(x) = |x2 + 1| – 3
f) f(x) = |x2 + x|
g) f(x) = |x2 + 1| – x
h) f(x) = |x2 + 1 – 3x|
i) f(x) = |x2| + |1 – x|
j) f(x) = |x| + 1 – 2x2
l) f(x) = |x + 5| – 8
m) f(x) = |x + x2|
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